Secretaria Municipal de Saúde de Ijaci aposta na guerra contra o Aedes Aegypti e a Febre Amarela


Alunos da escola municipal Maria Luiza da Paixão e equipe de Vigilância em Saúde e PSF’s fizeram um apitaço contra o Aedes aegypti e a Febre Amarela nas ruas do bairro Serra.  A fanfarra da Escola Estadual Maurício Zhákia também marcou presença e “acordou” os moradores do bairro da Serra com os seguintes gritos de guerra: “Quem avisa amigo é! Só não cuida quem não quer!”; “O macaco é nosso amigo, ele mostra  perigo!” e “Que mico foi esse? Que mosquito foi esse? Tem que vacinar!”

Durante o apitaço a equipe da Vigilância em Saúde e dos PSF’s conversou com moradores para sensibilizá-los a se vacinarem contra a Febre Amarela e tomarem os cuidados para eliminarem os focos do Aedes Aegytpi no ambiente domiciliar, minimizando assim os riscos de contaminação pelos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.




Esta manifestação objetivou alertar a população sobre a realidade epidemiológica do município, que registrou muitos focos do mosquito Aedes Aegypti nos domicílios e epizootias de macacos dos gêneros Callicebus (Sauá) e Callithrix (Sagui) encontrados na zona rural e urbana do município. Esse fato deve ser considerado de grande importância na prevenção à Febre Amarela.    

Além desta ação de mobilização social feita em parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação, também aconteceram parcerias entre as Secretarias de Limpeza Urbana e Transporte para a limpeza de lotes da prefeitura municipal e retirada de entulho nas vias públicas, possíveis focos de proliferação do vetor Aedes Aegypti.

O combate as arboviroses deve ser rotina nas ações desenvolvidas tanto pelos profissionais quanto pela comunidade e estas devem acontecer diariamente.

Alunos, policial, secretário municipal de Saúde Fábio Rodrigo e Izabella Gattini Ribeiro, Coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Ijaci


No início do mês, foi realizado o Mutirão Regional contra o Aedes Aegypti, envolvendo municípios do Sul de Minas em parceria com a EPTV. A meta foi eliminar focos e todo material que possa servir de criadouro do mosquito.

Em Ijaci, a equipe da Secretaria de Saúde fez palestra para motoristas e funcionários na Transportadora Rodo Latina, Jump e Bloco Forte, que transportam cimento e derivados da Intercement. A Coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Ijaci apresentou informações sobre o mosquito, explicou como pode ocorrer a transmissão de doenças e passou dicas para evitar a ocorrência e proliferação do mosquito. Não foi registrado nenhum caso de transmissão de doenças pelo Mosquito Aedes até agora.

O objetivo do mutirão foi informar e conscientizar os caminhoneiros, que por sua vez são multiplicadores de informação, tanto no município de Ijaci quanto em outros municípios pertencentes a rota comercial que fazem. Esta mobilização será de grande impacto no município, caracterizado pela grande circulação de caminhões, devido à extração de calcário e produção de cimento e seus derivados.  Os resultados esperados são a redução dos focos do Aedes Aegypti no município e melhorara conscientização dos motoristas sobre o acúmulo de lixo nas estradas. As larvas foram encontradas em um pequeno pedaço de lona depositado no pátio de acesso às empresas. Foi realizada análise larvária pelo microscópio eletrônico e felizmente, as larvas foram identificadas como outro tipo de vetor diferente do Aedes aegypti. Mas torna-se indispensável a colaboração de toda a população, seja residente ou não no município," disse Izabella Gattini Ribeiro, Coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Ijaci.


Viste o link:
http://jornalistaurelianoborges.blogspot.com.br/2018/02/secretaria-municipal-de-saude-de-ijaci.html


Secretaria Municipal de Saúde de Ijaci aposta na guerra contra o Aedes Aegypti e a Febre Amarela Secretaria Municipal de Saúde de Ijaci  aposta na guerra contra o Aedes Aegypti e a Febre Amarela Reviewed by JAB-Jornalista Aureliano Borges on fevereiro 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.