Soldado PM da região realizou o sonho de correr a Maratona de Nova York


O soldado da Polícia Militar de Minas Gerais, Rudá Pinheiro Soares, lotado no 8° BPM, 161ª Cia PM, Destacamento de Cristais, participou da TCS NYC Marathon, na cidade de Nova York, NY, US no mês de novembro de 2018.

Rudá Pinheiro Soares está há dois anos e sete meses na PM. O ingresso na corporação se deu em 28/04/2016 como Soldado 1ª Classe e a formatura ocorreu em 28/04/2017. Desde então vem trabalhando no Destacamento de Cristais, 161ª Cia PM, 8° BPM, 6ª RPM. Atualmente é o único militar do interior a ter participado e sido selecionado para ser um Multiplicador do Programa PM em forma, que tem o objetivo de estimular militares que não praticam qualquer atividade física ou não a praticam rotineiramente.

O Soldado narrou, com emoção, os momentos mais importantes da maratona. “A largada aconteceu com um tiro de canhão e ao som de "New York, New York" na voz de Frank Sinatra pelos alto-falantes. A saída da Queensboro Bridge e entrada na 1ª Avenida foi uma grande surpresa! Os gritos de motivação das pessoas que acompanharam a corrida pelas ruas com muita vibração.  A energia transmitida por eles foi tão forte que eu quase não me dei conta que estava subindo um morro. Um mar de gente na avenida inteira”, contou o Soldado Pinheiro.


“Próximo do km 36, cheguei à 5ª Avenida e a prova foi ficando mais difícil, com uma subida maior e mais forte. Ao fazer a curva para entrar no Central Park, parecia que eu estava entrando no estádio da final da Copa do Mundo."

"Estava preocupado, porque essa era a minha 2ª vez na distância e com traumas de ter terminado a anterior com muita cãibra, o que havia sido uma luta imensa durante os últimos 15km. No final, fui fazendo as contas para o término. Cruzei a linha de chegada em 3h30 42, tempo maior do que planejei, mas 11 minutos a menos do que a minha 1ª maratona e sem as dores que tive no ano anterior. Mas como dizem outros corredores, NY é uma maratona para curtir e não para buscar performance e foi isso que aconteceu comigo”, disse o Soldado.

As vantagens de participar da competição são inúmeras e vão muito além da perda de peso e estética. “Diversos estudos listam inúmeros benefícios, mas vou relatar os que eu consegui ter depois que comecei a prática regular da corrida de rua. Por meio desse esporte, tem-se: corpo saudável, condicionamento físico para as diferentes tarefas no dia a dia, interação com outras pessoas, uma maior disposição. Se considerarmos a profissão de Policial Militar, tem-se o benefício de ajudar na regulação do sono que é prejudicada pelas cargas de estresse que são vivenciadas ao longo da carreira. É, ainda, uma oportunidade de conhecer novas pessoas que têm o mesmo interesse, ampliando convívio social”.

O soldado maratonista ficou na colocação n°5490, sendo 52697, o total de inscritos. Na classificação por idade de 30 a 34 anos, ficou em 791º de 4107. Entre os brasileiros, o soldado ficou na posição 105º do total de 805 brasileiros. Após a prova, é tradição andar pelas ruas de Nova York com a medalha no peito, independentemente do tempo feito. 

O interesse do soldado Pinheiro por corridas surgiu em Setembro de 2012. Ele trabalhava em um studio personal e a chefe o convidou para participar de uma corrida que aconteceria em Lavras-MG. ”Corri 5km sem nunca ter feito qualquer tipo de treinamento específico para isso. Até então, eu só corria atrás da bola em jogos de futebol. Me surpreendi positivamente com tudo e todos que faziam parte dessa tribo. A partir daí, comecei a praticar a corrida com uma maior frequência e por ter amigos que também corriam, me senti estimulado a continuar, participar de mais provas, me superar a cada dia e conhecer outros lugares.”

Participou de corridas, desde 2012, e ao todo foram mais de 40 provas, sendo a maioria na distância de 10km. Merece destaque as participações na Volta Internacional da Pampulha, quatro meias-maratonas em BH e uma entre as cidades de Lavras e Ijaci, uma prova de 10km em Recife-PE e as duas maratonas que foram realizadas nos EUA.

“Já cheguei em diversas colocações e desde 2014 subo ao pódio (até 3° lugar) ou venço na minha faixa etária (20-29 anos) em alguma prova. A conquista mais recente foi um top 10 geral e campeão na minha faixa etária nos 12km da Corrida do Colégio Tiradentes em BH, que aconteceu em 21/10/2018. Por fim, a maior vitória aconteceu em 2017 na minha primeira participação em uma maratona, foi em 31/10/2017 em Narragansett, Ocean State, USA, onde fui campeão na minha faixa etária."

“O objetivo principal a partir de agora será a participação na Maratona de Berlim, que ocorrerá em 29/09/2019. Por ser muito concorrida, os candidatos precisam passar por um sistema de loteria para serem sorteados e assim terem sua inscrição garantida. Caso eu não seja sorteado, irei planejar a participação em outra maratona no exterior, no segundo semestre, mas sem data e local definido. Antes dessa maratona, planejo fazer algumas provas de 10km e 21km no Estado de MG e se o calendário permitir, alguma outra prova fora do Estado, mas sem nenhuma prova específica já que muitas ainda não têm data marcada", concluiu o maratonista PM.



A Maratona de Nova York teve sua primeira edição em 1970. Naquele ano, o trajeto passava somente pelo Central Park e apenas 127 pessoas participaram da corrida, sendo que só uma era mulher e 55 homens cruzaram a linha de chegada. A partir de 1976, quando a maratona passou a percorrer todos os bairros da cidade e a receber milhares de corredores, o evento começou a crescer e a ser organizado anualmente. 

Desde 2013, mais de 50 mil pessoas (de mais de 100 países diferentes) participam e finalizam a corrida, o que faz dessa a maior maratona do mundo. O único brasileiro campeão da prova é Marilson Gomes dos Santos, que a venceu em 2006 e 2008.




Soldado PM da região realizou o sonho de correr a Maratona de Nova York Soldado PM da região realizou o sonho de correr a Maratona de Nova York Reviewed by JAB-Jornalista Aureliano Borges on novembro 28, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.