Retrospectiva das Ações da Vigilância em Saúde de Iajci





1ª PARTE

1.   JANEIRO / 2018

Realização do 3º Mutirão Regional EPTV contra o Aedes aegypti


O município de Ijaci realizou mobilização entre os caminhoneiros que fazem parada nas empresas Rodolatina, JUMP e Bloco Forte. Teve panfletagem e vistorias nas boleias dos caminhões, com orientações quanto à prevenção aos focos do Aedes aegypti e também a conscientização sobre a manutenção de estradas sem lixo.


O Objetivo foi informar conscientizar os caminhoneiros que por sua vez são multiplicadores das informações, tanto no município de Ijaci, quanto em outros municípios pertencentes a sua rota comercial. 

Esta mobilização foi de grande impacto no município, caracterizado pela grande circulação de caminhões devido à extração de calcário e produção de cimento e seus derivados.  Verificou-se melhor conscientização dos motoristas sobre o acúmulo de lixo nas  ruas e ambiente de trabalho.

Ação de Educação Sanitária nas Escolas Municipais


Em visita às escolas municipais realizada pelos funcionários Izabella de Lourdes  Gattini Ribeiro e Flávio Miguel Borges Fonseca, ambos da vigilância sanitária, estiveram reunidos com as auxiliares de serviços gerais e passaram orientações sobre a importância do uso de EPI’s e cuidados no manuseio de produtos químicos destinados a limpeza.

Durante a visita nos prédios escolares foi constatado a necessidade de limpeza e manutenção estrutural das calhas e caixas d’água, com a finalidade de eliminação de abrigos e acessos de pragas urbanas, como pombos e vetores, como o Aedes aegytpi, fato que foi repassado verbalmente para a diretora responsável e também para o serviço de limpeza urbana e obras.

Torna-se indispensável a parceria entre diversos setores da prefeitura municipal para a melhoria e atendimento as necessidades como forma de garantir a saúde da população usuária dos referidos estabelecimentos vistoriados. 


                                                      2.   FEVEREIRO / 2018

Agentes da Vigilância em saúde mobilizaram a população para a vacinação contra a febre amarela e prevenção da proliferação contra o Aedes aegypti  



Alunos da escola municipal Maria Luiza da Paixão e equipe de Vigilância em Saúde e PSF’s fizeram um apitaço contra o Aedes aegypti e a Febre Amarela nas ruas do bairro Serra.  A fanfarra da Escola Estadual Maurício Zhákia também marcou presença e “acordou” os moradores do bairro da Serra com os seguintes gritos de guerra: “Quem avisa amigo é! Só não cuida quem não quer”; “O macaco é nosso amigo, ele mostra  perigo!” e “Que mico foi esse? Que mosquito foi esse? Tem que vacinar!”

Foi realizado a intensificação das ações de bloqueio vacinal contra a febre amarela, busca ativa de pacientes tanto na zona urbana quanto rural do município. As equipes de atenção básica, vigilância em saúde ambiental e limpeza urbana se uniram para a mobilização social no combate a febre amarela. 


Carnaval da melhor idade


“Neste calor de carnaval a saúde tem que valer ouro.  Divirta-se com saúde e responsabilidade!”






Centro duas vezes na semana, com a colaboração da fisioterapeuta Layla Milani Vivas, da nutricionista Sabrina Nascimento Aguiar e da enfermeira Izabella de Lourdes Gattini Ribeiro. O grupo é formado por idosos e tem como objetivo a promoção da saúde e prevenção de agravos a saúde como hipertensão e diabetes mellitus. No mês de fevereiro/2018 os integrantes do grupo receberam orientações quanto à prevenção de agravos a saúde como desidratação e doenças transmitidas por alimentos contaminados por má conservação e higienização. Os agentes de endemias também marcaram presença neste dia e alertaram sobre os cuidados com os focos do Aedes aegypti e também a conscientização sobre a manutenção de quintais e terrenos baldios  sem lixo e sucatas.


                                                  3.   Março / 2018

 Prevenção contra a conjuntivite 




A conscientização da população sobre os riscos da conjuntivite e a promoção de medidas de higiene com as mãos e cuidados com objetos de uso coletivo foi o objetivo dessa mobilização.


Neste período, ano observou-se um aumento da incidência de pacientes diagnosticados com conjuntivite no município, ações de educação em saúde e monitoramento de transmissão viral foram medidas adotadas pela equipe de vigilância em saúde sob o propósito de garantir a qualidade de vida da população munícipe.




 POSSE RESPONSÁVEL



Atividade realizada para funcionários atuantes na empresa InterCement Ijaci, sob justificativa de concentração de cães abandonados no pátio da empresa, onde recebem alimentos, abrigo e água oferecidos por visitantes, funcionários e demais pedestres que ali circulam, tornado-se um risco para a saúde humana, uma vez que, são reservatórios de zoonoses, como a raiva.  Assim, o objeto deste encontro foi orientar sob a responsabilidade da posse responsável em um conceito de saúde única (saúde humana, saúde animal e saúde ambiental). Os resultados alcançados foram o aumento da percepção dos funcionários da empresa sobre a necessidade de prevenir zoonoses e agressões por animais ali abandonados, além do aumento de adoção responsável dos mesmos. 



                                                4.   Abril / 2018

·        Leishmaniose


Esta mobilização nas escolas municipais visa promover o aprendizado e a prevenção à leishmaniose. Uma parceria com alunos de graduação e Pós Graduação em medicina veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O Objetivo é informar, conscientizar e mobilizar a população nos cuidados de limpeza do quintal e proteção à saúde animal contra a leishmaniose. Os resultados alcançados foram a divulgação e proteção à saúde humana e animal contra a leishmaniose.


                                                5 e 6.   Maio e Junho /2018


Realização da Campanha de Prevenção a gripe H1N1




Campanha Nacional de Prevenção a Gripe H1N1, a equipe de Vigilância em Saúde aderiu a esta ideia e promoveu ações de mobilização social em meios de comunicação como a rádio comunitária de Ijaci e distribuição de panfletos informativos para a comunidade. As unidade de atenção básica e sala de vacinação funcionaram em horários especiais de atendimento ao público e vacinação de pacientes acamados foram prioridades para atingir metas de proteção e  prevenção de agravos à saúde. A população ijaciense aderiu a esta mobilização, as metas de vacinação foram atingidas com êxito no município. 


                                                   7 e 8.   Julho e Agosto/ 2018


 Campanha de vacinação antirrábica animal 




Ações de vigilância e monitoramento da circulação viral da raiva é de grande importância na prevenção desta zoonose e agravos para a saúde humana. A população de animais de rua e/ou semi domiciliados no município de Ijaci é crescente, fator preocupante para o serviço de vigilância, uma vez que, animais errantes são considerados riscos de transmissão de inúmeras doenças além do vírus da raiva.


A campanha de vacinação antirrábica animal abrange tanto a zona rural quanto a zona urbana do município, neste período estipulou-se a vacinação aproximada de 2.300 animais domésticos (cães e gatos), sendo atingidos 2.081 vacinações. A população recebeu informações sobre a saúde animal e importância da guarda responsável de animais



Ainda este ano, você vai conferir a segunda parte da Retrospectiva das Ações da Vigilância em saúde. 


Retrospectiva das Ações da Vigilância em Saúde de Iajci Retrospectiva das Ações da Vigilância em Saúde de Iajci Reviewed by JAB-Jornalista Aureliano Borges on dezembro 21, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.