Eleição tumultuada no Senado Federal em que Renan Calheiros desistiu e o Davi ganhou, tem pontos positivos para a cidadania




A eleição no Senado na sexta e sábado, início da nova legislatura, 1º e 02 de janeiro de 2019, foi mais um espetáculo negativo para a imagem do Congresso Nacional.

Seis candidatos disputaram a eleição em que houve a polarização das candidaturas do senador Renan Calheiros, que disputava o 5º mandato e Davi Alcolumbre, aos 41 anos, o primeiro mandato. Após, a revelação do crescimento vertiginoso da candidatura do Davi, o senador Renan, considerado o ‘Golias’ nas disputas anteriores à presidência do Senado Federal, retirou a candidatura dele, durante a votação. Assim, a vitória do senador Alcolumbre se confirmou, com folga, no primeiro turno.




Mas o senador Reguffe foi quem brilhou, no ponto de vista da apresentação de propostas éticas e conduta como homem público. "O Senado brasileiro é uma das casas legislativas mais caras do mundo em termos proporcionais. Coloquei a minha candidatura como uma forma de deixar alguns temas em debate, como uma forma de obrigar outros candidatos a debaterem, por exemplo, o custo do Congresso para o contribuinte brasileiro, que é um custo excessivo, exacerbado e inaceitável", ressaltou.

Ciente da repercussão das propostas polêmicas que mexem em benesses que a maioria do Senado defende, ele diz que está preparado, inclusive, para ter apenas o próprio voto. Mas felizmente teve SEIS VOTOS. O senador aponta que o Orçamento do Senado para 2019 é de R$ 4,5 bilhões.



senador Reguffe

Para o senador Reguffe, o Senado Federal precisa mudar, ser mais transparente e econômico e isso só se muda com exemplos. “ apresento um conjunto de Sete propostas:

“1-O FIM DOS SALÁRIOS EXTRAS DOS PARLAMENTARES

2-O FIM DA VERBAS IDENIZATÓRIAS
3- O FIM DO CARRO OFICIAL PARA O SENADOR
4-REDUÇÃO DO NÚMERO DE ASSESSORES GABINETE DE 55 PARA 12. NO MEU GABINETE SÃO APENAS 09
5-REDUÇÃO DA VERBA DE ASSESSORES PELA METADE
6-FIM DO PLANO DE SAÚDE VITALÍCIO PARA O SENADOR
7-FIM DA APOSENTADORIA  DOS PARLAMENTARES

“Todas essas medidas fiz no meu mandato e abri mão desses direitos e agora mesmo se eu quisesse, não tenho mais acesso a eles. Essas medidas representam uma economia de Dezesseis milhões e setecentos mil reais. Multiplicado por 81, o número de senadores no país, representaria cerca de Um bilhão de economia de forma de direta, em cada legislatura. O Mandato Parlamentar pode ser digno e custar bem menos. Além disso, tenho uma produção legislativa expressiva.”


“O poder legislativo não pode ser um ‘puxadinho do poder executivo’ e nem um instrumento de chantagem, barganha e obstáculo ao crescimento do pais”, concluiu o senador Reguffe.


José Antônio Machado Reguffe, natural do Rio de Janeiro, nasceu em 1972, é jornalista, foi deputado distrital, federal e está no seu primeiro mandato de senador, até 2023.

Que boa surpresa! Esse exemplo de comportamento ético de homem público brasileiro descobri, em meio, à conturbada disputa para a presidência do Senado Federal. Ele é senador de Brasília-DF e mostra, que novos tempos chegaram na prática política do país.


Eleição tumultuada no Senado Federal em que Renan Calheiros desistiu e o Davi ganhou, tem pontos positivos para a cidadania Eleição tumultuada no Senado Federal em que Renan Calheiros desistiu e o Davi ganhou, tem pontos positivos para a cidadania Reviewed by JAB-Jornalista Aureliano Borges on fevereiro 03, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.