8º Batalhão completa 88 anos de instalação repletos de histórias e luta pela segurança dos cidadãos dos moradores Lavras e região





       1º comandante Coronel Fulgêncio e oTenente-Coronel Renan, atual comandante do 8º BPM



A história de 88 anos do 8º Batalhão de Lavras começou em Belo Horizonte, onde ele foi fundado. Seu primeiro comandante foi o coronel Fulgêncio de Souza Santos, que assumiu o comando no dia 11 de julho de 1932 e em pouco mais de um dia depois, o coronel Fulgêncio morreu no setor do túnel da Mantiqueira, em Passa Quatro, num confronto com os paulistas na revolução de 1932. O interventor Benedito Valadares nomeou o sucessor de Fulgêncio, o coronel José Persilva, que foi empossado no dia 13 de julho de 1932.


No dia 28 de fevereiro de 1934, um ano e meio depois, o interventor federal Benedito Valadares Ribeiro dá por sede do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, a cidade de Lavras, através do decreto 11.238 e no dia 21 de março chegava a Lavras o primeiro contingente sob o comando do coronel Persilva.

Fulgêncio de Sousa Santos nasceu em Januária em 1º de janeiro de 1896 e morreu em  Passa Quatro30 de julho de 1932. O tenente-coronel Fulgêncio de Sousa Santos foi, durante algum tempo, delegado de Polícia de Palmira, posto que ocupava na Revolução de 1930.

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, era o primeiro comandante do 7º Batalhão de Caçadores de MG, atual 7º Batalhão de Polícia Militar, que atuou na região do Túnel da Mantiqueira localizado entre as cidades de Cruzeiro e Passa Quatro, divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Faleceu em combate, vitimado por mortal ferimento de bala de fuzil, quando no conflito armado entre as tropas federalistas mineiras e os revolucionários paulistas.


Em 26 de setembro de 1985 foi criada a Medalha do Mérito Coronel Fulgêncio de Sousa Santos, pelo decreto nº 24.973, destinada a agraciar, em diferentes graus, integrantes da polícia militar que participaram do movimento revolucionário de 1932 no Túnel da Mantiqueira, instituições e personalidades civis que tenham prestado relevantes serviços à União dos Militares de Minas Gerais (UMMG).




A criação do 8º Batalhão

Ante a eminência de nosso Estado vir a ser invadido pelas forças paulistas, a 10 de julho de 1.932, era nomeado para comandar o 8º Batalhão de Infantaria, o Tenente Coronel Fulgêncio de Souza Santos.

No dia seguinte, 11 de julho, era o 8º Batalhão instalado provisoriamente à Rua Paraíba, 576, em Belo Horizonte, iniciando aí os preparativos para engajar-se no destacamento que defenderia as divisas de nosso Estado.


FONTES:
JORNAL DE LAVRAS
ACO 8º BPM




  
8º Batalhão completa 88 anos de instalação repletos de histórias e luta pela segurança dos cidadãos dos moradores Lavras e região 8º Batalhão completa 88 anos de instalação repletos de histórias e luta pela segurança dos cidadãos dos moradores Lavras e região Reviewed by JAB-Jornalista Aureliano Borges on julho 26, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.