A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) começou nas Unidades de Ensino Descentralizada da Academia de Polícia Militar – APM, nesta quarta-feira, dia 03 de Novembro de 2020, o Curso de Formação de Soldado 2019 do Quadro de Praças (QPPM), e será implementado até 30 de julho de 2021 na modalidade presencial. A 6ª RPM/Lavras recebeu nesta data 61 (sessenta e um) alunos, discentes do curso, vindos de municípios de Minas Gerais e Estados brasileiros.
Os alunos, discentes foram recepcionados no pátio central da Guarnição PM de Lavras, com uma solenidade de apresentação e hasteamento da Bandeira Nacional e do Estado de Minas Gerais.
A aula inaugural no Ginásio Poliesportivo da 6ª RPM foi ministrada pelo Cel PM QOR Windson Jeferson Mendes de Oliveira – Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a presença do Comandante da 6ª RPM, Comandantes de Unidades Especializadas da Guarnição PM de Lavras e o Chefe do EM/6ª RPM.
O tema da aula inaugural: “Curso de Formação de Soldados: espaço de aculturação policial-militar” teve por objetivo levar aos discentes a compreensão das diferentes dimensões e a importância do processo de aculturação na fase de formação policial-militar, bem como a sua relação com o desempenho institucional. Na agenda foram elencados e discorridos os seguintes itens: Breve contextualização sobre a violência; A participação da Polícia Militar, na Segurança Pública; O Soldado no Século XXI; Os novos soldados: a chegada da “Geração Y” na Polícia Militar; Quartel-Escola: o cotidiano da formação policial-militar e considerações.
O Curso de Formação de Soldados tem por finalidade formar Soldados, mediante aquisição de conhecimentos necessários ao desempenho das diversas funções atinentes ao cargo. A função do Soldado PM é promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros).
As atribuições específicas dos futuros Soldados PM serão as seguintes: realizar policiamento ostensivo fardado; executar atividades operacionais diversas; atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública; redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos; estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública; formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais; conduzir viaturas da PMMG, se habilitado e credenciado.
A Polícia Militar informou ainda, que adotou providências sanitárias preventivas para o início do curso, considerando o momento de Pandemia - COVID-19, tais como: distanciamento social, utilização de máscaras e álcool gel, aferição da temperatura corporal do Corpo Discente e Corpo Docente no início das aulas e acompanhamento médico pelo Serviço de Saúde.
Fonte: Agência Regional de Comunicação Organizacional da 6ª RPM

Nenhum comentário:
Postar um comentário