Morre Tião da Eva, comerciante da região de Ibituruna, um exemplo de cidadania

 


Morreu em Ibituruna, o comerciante Sebastião Alves Dias, Seu Tião da Eva, “UMA LENDA DO MUNICÍPIO”, que tinha cerca de 85 anos de idade. Era um cidadão respeitável na comunidade e mantinha seu armazém em atividade há mais de 50 anos.


Seu Tião era POLIVANTE, Comerciante do armazém mais antigo em atividade no município, militante político, desde a época em que Ibituruna pertencia ao município de Bom Sucesso e agente cultural, porque seu estabelecimento era o ponto de encontro das pessoas, que aqui contavam suas histórias e fatos da comunidade.

 

Aqui tomava-se um café e falava-se sobre os assuntos do dia a dia de Ibituruna, principalmente da boa política, pois o armazém era frequentado por pessoas que defendiam e defendem todas as candidaturas e líderes locais.


Este homem simples, experimente e especialista em cultura popular, acabava exercendo o papel de historiador e agente cultural, porque tendo acesso às pessoas, coletava as informações e anotava tudo que ouvia no seu caderninho, além de colecionar jornais que circularam ou apareciam pela cidade.


   (coletânea de moedas brasileiras, que Seu Tião guardava como um troféu)


Mesmo em plena Pandemia e dispensado de votar pela idade, Seu Tião da Eva era o mais empolgado com os debates das ideias dos candidatos, que disputaram o pleito de 2020, por exemplo.

 


Enfim, Seu Tião da Eva de Ibituruna era ainda um ‘comunicador nato’, carismático, que conversava com os clientes, informava e fazia suas vendas no seu armazém.

 

O armazém do Seu Tião é onde eu parava para tomar um café, quando chegava a Ibituruna, primeiro povoado de Minas Gerais, que tem população estimada de 2996 habitantes e é aqui que ficava informado sobre o que acontecia e ocorria no município por este senhor simpático, que com sua simplicidade exercia uma função social, histórica e cultural relevante no município.

 

Quando meu amigo Devanil me avisou da sua morte, senti muito. Por isso, manifesto, de coração, descanse em paz, Seu Tião da Eva. O senhor fará muito falta a Ibituruna, tanto o homem de família, como o comerciante de sucesso e também, sem dúvida, a figura histórica: TIÃO DA EVA DE IBITURUNA.

 

Ibituruna perde parte de sua história viva, que deve ser lembrada com muito respeito e  carinho. Obrigado Tião da Eva, por tê-lo conhecido e por tudo que o senhor fez por Ibituruna.

 

.




 


Morre Tião da Eva, comerciante da região de Ibituruna, um exemplo de cidadania Morre Tião da Eva, comerciante da região de Ibituruna,  um exemplo de cidadania Reviewed by JAB-Jornalista Aureliano Borges on outubro 18, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.